Sitemap
Compartilhe no Pinterest
As erupções cutâneas são um efeito colateral raro, mas documentado, das vacinas COVID-19.História de Bojan/Imagens Getty
  • Uma nova pesquisa descobriu que algumas pessoas desenvolvem uma erupção cutânea vermelha, com coceira, inchada ou até dolorosa onde receberam a vacina contra o COVID-19.
  • No entanto, essa reação é rara e ocorre apenas em uma pequena porcentagem de pessoas.
  • Especialistas dizem que essas reações são relativamente pequenas e não são uma razão para evitar a vacina COVID-19.

Todos os dados e estatísticas são baseados em dados publicamente disponíveis no momento da publicação.Algumas informações podem estar desatualizadas.Visite nosso hub de coronavírus e siga nossa página de atualizações ao vivo para obter as informações mais recentes sobre a pandemia do COVID-19.

De acordo comCentros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), algumas pessoas relataram uma erupção cutânea vermelha, com coceira, inchada ou até dolorosa onde receberam a vacina COVID-19.

Essa reação pode começar de alguns dias a mais de uma semana após a primeira dose e, às vezes, as erupções cutâneas são bastante grandes.Essas erupções cutâneas, às vezes chamadas de “braço COVID”, também podem ocorrer em outras partes do corpo.

Nova pesquisa recentementePublicadosem JAMA Dermatology analisa quão comuns são essas reações e com que frequência elas se repetem após receber sua segunda dose.

Estudo focado em reações cutâneas a vacinas de mRNA

Para o estudo, uma equipe de alergistas do Massachusetts General Hospital (MGH) estudou 49.197 funcionários do Mass General Brigham vacinados com uma vacina de mRNA COVID-19.

Mais de 40.000 deles completaram pelo menos uma pesquisa de sintomas após a primeira dose da vacina.

Os pesquisadores descobriram que as reações cutâneas foram relatadas por apenas 776 dos entrevistados da pesquisa após a primeira dose.

As reações cutâneas mais comuns foram erupção cutânea e comichão fora do local da injeção, e a idade média das pessoas que relataram uma reação foi de 41 anos.

As chances de reação da pele diferiram significativamente por sexo e raça

As reações cutâneas foram muito mais comuns em mulheres (85%) do que em homens (15%) e diferiram por raça, sendo os brancos mais afetados, seguidos pelos asiáticos e os afro-americanos os menos afetados.

Entre os 609 indivíduos que relataram reações cutâneas à primeira dose e depois receberam uma segunda dose, 508, ou 83%, não relataram reações cutâneas recorrentes.

Para aqueles sem reação cutânea à primeira dose, pouco mais de 2% relataram reações cutâneas após a segunda dose, sendo erupção cutânea e coceira os mais comuns.

“Esta é a primeira informação que temos sobre o risco de recorrência de reações cutâneas após a dose 2 quando há uma reação à dose 1”, o pesquisador principal Dr.Kimberly G.Blumenthal, codiretor do Programa de Epidemiologia Clínica da Divisão de Reumatologia do MGH, em comunicado. “Nossas descobertas podem fornecer segurança crítica para pessoas com erupções cutâneas, urticária e inchaço após a dose 1 de suas vacinas de mRNA”.

As reações cutâneas à vacina COVID são algo para se preocupar?

De acordo com o Dr.Michele S.Green, dermatologista do Hospital Lenox Hill, em Nova York, reações localizadas à vacina são bastante comuns e não são motivo de preocupação – e definitivamente não são motivo para adiar sua segunda dose.

Ela observou que alguns pacientes também experimentaram inchaço no local dos preenchimentos dérmicos cosméticos faciais após a vacina COVID, e essas reações são diferentes de uma forma rara de reação alérgica à vacina –choque anafilático.

“As reações cutâneas não são uma contraindicação à vacina ou revacinação e não são motivo de alarme”, enfatizou Green. “Essas erupções cutâneas são distintas das reações anafiláticas imediatas, que precisam de atenção médica imediata”.

Green explicou que acredita-se que a irritação ou inchaço no local da injeção seja um tipo de reação de hipersensibilidade dérmica relacionada ao nosso sistema imunológico.Ela acredita que pode estar associado à resposta das células imunes a um componente da vacina.

“Ainda não está claro por que alguns pacientes desenvolvem essa reação”, disse ela, acrescentando que algumas pessoas podem experimentar reações em outras partes do corpo que incluem:

Para aliviar o desconforto dessas reações, Green recomenda o uso de esteróides tópicos, aplicação de compressas mornas ou analgésicos de venda livre.

Efeitos colaterais mais graves

De acordo comCDC, o choque anafilático foi detectado em apenas 21 das 1.893.360 primeiras doses da vacina Pfizer COVID-19 – uma taxa de 11,1 casos por milhão de doses.

Os locais que distribuem as vacinas COVID-19 são obrigados a observar um período de espera para quem foi imunizado e ter injeções de epinefrina disponíveis para tratar as poucas pessoas afetadas.

“Sim, alguns pacientes podem desenvolver uma reação mais grave à vacina mRNA COVID”, disse Green.Reações anafiláticas “em menos de 4 horas podem ser motivo de preocupação, e [indique que você] deve procurar atendimento médico”.

A linha de fundo

Algumas pessoas desenvolvem uma erupção cutânea vermelha, com coceira, inchada ou até dolorosa onde receberam a vacina contra a COVID-19.Novas pesquisas descobrem que essa reação ocorre raramente e ocorre apenas em uma pequena porcentagem de pessoas.

O estudo também descobriu que as mulheres são as mais afetadas e os afro-americanos são os menos.

Especialistas dizem que essa reação não é motivo de preocupação e não é motivo para adiar sua segunda dose de vacina.

Eles também dizem que algumas pessoas experimentam uma reação mais grave em casos muito raros, mas os locais de distribuição de vacinas estão prontos para tratar as pessoas afetadas.

Todas as categorias: Blog